Na semana passada, André Luiz Gomes de Carvalho, biólogo egresso da UFRRJ, onde obteve os títulos de bacharel e licenciado em Ciências Biológicas no ano de 2006, obteve o título de Ph.D em Biologia Comparada pela Richard Gilder Graduate School, programa do Museu Americano de História Natural.
Carvalho dedica-se à sistemática e biogeografia de répteis e anfíbios netropicais, e seu título de Ph.D foi obtido com a tese “Systematic Revision Of The Lizards Of The Subfamily Tropidurinae (Tropiduridae) With Special Reference To Tropidurus Wied, 1825”. Para concluir sua pesquisa, ele viajou durante seis meses por Argentina, Bolívia, Paraguai e Brasil. Com um avião fretado, o pesquisador procurou lagartos em lugares onde nenhum cientista tinha procurado antes. “Eu fui para o fim do mundo para recolher meus lagartos”, diz ele. Durante esse período, ele observou centenas de espécimes, coletando novas espécies e observando novos traços na família. Sua análise de mais de 1.000 espécimes forneceu o melhor retrato da ancestralidade e história evolutiva para este importante grupo de lagartos.
O pesquisador recebeu seu título numa cerimônia diante da icônica baleia azul do Museu Americano de História Natural e retorna ao Brasil para dar prosseguimento às suas pesquisas.
Para mais informações, visite a página do programa de Doutorado em Biologia Comparativa do Museu Americano de História Natural, em Nova York: http://www.amnh.org/explore/news-blogs/news-posts/ph.d.-profile-andre-carvalho